DERRAME PLEURAL
O derrame pleural é o acúmulo de líquido na cavidade pleural, espaço compreendido entre o pulmão e a parede do tórax. Esse acúmulo ocorre quando há um aumento em sua produção ou uma diminuição de sua drenagem.
Muitos derrames pleurais são assintomáticos e detectados durante um exame de imagem ou exame físico. Os sintomas mais comuns são: falta de ar e dor na parede torácica do lado acometido que piora com a inspiração.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS ?
QUAIS OS TIPOS DE DERRAME PLEURAL ?
São classificados em exsudativos, formados a partir de pneumonia, infecções virais, embolia pulmonar, tuberculose, neoplasia, etc. E os transudativos provocados por aumento da pressão hidrostática como na insuficiência cardíaca, cirrose hepática e atelectasia pulmonar.
O diagnóstico é realizado através do exame físico com o complemento de um exame de imagem, podendo se utilizar ultrassonografia, raio-x ou tomografia de tórax.
O tratamento depende da origem do derrame e o cirurgião torácico atua realizando coleta do líquido pleural e biópsia da pleura parietal para análise laboratorial.