CIRURGIA DA TRAQUEIA
A traqueia é uma estrutura tubular localizada entre a laringe, os brônquios e anteriormente ao esôfago. É responsável por conduzir o ar do ambiente externo aos pulmões.
A cirurgia da traqueia pode ser indicada quando ocorre a sua obstrução, dificultando a passagem de ar, como nas estenoses e tumores traqueias.
A traqueostomia é uma cirurgia na qual é realizada uma incisão na região anterior do pescoço, comunicando a traqueia ao meio externo, geralmente é colocada uma cânula traqueal para facilitar essa comunicação. Está indicada em casos de intubação prolongada, manejo de secreções, aspiração crônica, desordens neuromusculares e obstruções.
TRAQUEOSTOMIA
DILATAÇÃO TRAQUEAL E TRAQUEOPLASTIA
A dilatação traqueal é um procedimento que visa desobstruir a traqueia devido a uma obstrução aguda, ocasionada por uma cicatrização no interior da traqueia. É um procedimento temporário, sendo indicado posteriormente a traqueoplasia que consiste na ressecção cirúrgica da porção traqueal doente seguida da sutura da traqueia.
CIRURGIA DOS BRÔNQUIOS
Tumores nos brônquios são comuns e na maioria dos casos está relacionado ao tabagismo. A cirurgia dos brônquios envolve desde a sua desobstrução por meio da broncoscopia flexível ou rígida até a ressecção em caso de invasão tumoral.
Aspiração de corpo estranho é relativamente comum, principalmente em crianças e a sua retirada é feita através da endoscopia respiratória sem a necessidade de cortes cirúrgicos.