CÂNCER DE PULMÃO
O câncer de pulmão é o de maior mortalidade em todo o mundo, o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o seu desenvolvimento.
Os principais sintomas são: tosse persistente, perda de peso, escarro com sangue e dor no peito.
O diagnóstico na fase inicial é fundamental para a eficácia do seu tratamento. Pessoas com risco elevado para câncer de pulmão são eleitas a realizar o rastreamento.
Risco elevado para câncer de pulmão:
1- Homens e mulheres
2- idade maior ou igual a 50 anos;
3- carga tabágica igual ou maior que 20 *maços/ano;
*o número de maços de cigarro fumados por dia multiplicado pelo número de anos de tabagismo (por exemplo, 30 maço/ano equivale a 1 maço por dia por 30 anos).
QUAIS SÃO OS SINTOMAS ?
COMO É FEITO O RASTREAMENTO ?
O rastreio do câncer de pulmão é feito através da Tomografia Computadorizada de Baixa Dose de radiação - TCBD que é solicitado pelo seu médico, sendo realizada sem o uso de contraste oral ou endovenoso e visa identificar nódulos pulmonares em fase inicial.
QUAL O TRATAMENTO ?
O tratamento é realizado através da cirurgia, imunoterapia ou quimioterapia e radioterapia. Nas fazes iniciais o tratamento cirúrgico é o mais indicado.
A CIRURGIA ROBÓTICA
A cirurgia robótica para o câncer de pulmão é o que há de mais avançado em seu tratamento, tem um alto grau de precisão com menor risco de sangramento. É realizada com a ressecção do lobo pulmonar onde se encontra a lesão, o tempo de internação hospitalar varia de 2 a 4 dias com retorno precoce as atividades laborais.